segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Lost in Translation (2003)



*Encontros e Desencontros, título em português.

Eu sou suspeita para falar desse filme já que gosto muito tanto da atriz como da diretora, mas vou tentar ser o mais imparcial que eu puder.

Quem dirige é Sofia Coppola, filha do renomado diretor Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), e que tem construído uma carreira respeitável ao decorrer da última década, inclusive ganhou o Oscar de 2004 na categoria de roteiro original com esse título. Antes de seguir como escritora, diretora e produtora, Sofia atuou desde que tinha apenas 1 ano de idade.

O filme mistura nuances de drama, romance e até mesmo comédia. Trata-se da história de dois personagens: um ator que já viu passar seus dias de glória, e que agora leva a vida da velha fama, e de comerciais; e de uma mulher recém-casada que acompanha o marido fotográfo e que está completamente perdida em relação ao rumo de sua vida.

Ambos se encontram em um hotel em Tóquio, e a solidão que sentem em uma cidade desconhecida faz com que sem perceberem passem a influenciar um ao outro, com suas próprias experiências, e a confusão que sentem uma vez que os dois não estão certos sobre o rumo que suas vidas estão tomando. Esse tipo de crise pela qual grande parte das pessoas passa no decorrer da vida é mostrada de uma forma original e natural, uma das grandes frases ditas no filme é:
"Quanto mais você sabe exatamente quem você é e o que você quer, menos você deixa as coisas te chatearem".
No fundo é disso que a história retrata, a busca interna de cada um para se encontrar. Vale a pena assistir para se ter um momento de distração e que também nos faça refletir um pouco sobre nós mesmos.

5 comentários:

  1. Adoro esse filme! Acho que o Bill Murray está ótimo no papel. Só achei engraçado como a Scarlet passa metade do filme de calcinha (economizaram no figurino dela. hahahahaha).
    Gostei do blog! Um beijo

    ResponderExcluir
  2. já ouvi falar mto desse filme mas nunca parei pra assistir. vou ver se sigo a sua dica e alugo, parece bem bom. =)
    bjos

    ResponderExcluir
  3. ADORO a scarlet! esse filme é demais!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo filme, diretora incrível. Dei muita risada quando o Bill Murray foi pro bar com aqueles negócios presos atrás no paletó!
    Gostei do blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  5. É um filme único, indubitavelmente. Silencioso e tocante. Poucas palavras o definem.


    Ana

    ResponderExcluir